fbpx
Pular para o conteúdo

Respeitar a Dignidade da Pessoa Humana

Image
Foto: Pixabay

Respeitar a dignidade da pessoa humana é o primeiro dos doze princípios éticos do Programa Amor-Exigente e o pilar que sustenta os demais. Respeitar nossos semelhantes é tão óbvio, porém, ao observarmos as pessoas, parece-nos que existe certo prazer em falar sobre o outro, listar seus defeitos, criticar suas atitudes, julgar seus comportamentos, condenar suas ações. Ser ético significa respeitar a dignidade da pessoa humana, independente da sua condição ou da situação que ela está vivenciando.

Nos grupos de Amor-Exigente esse respeito deve começar pelo sigilo em relação à identidade de quem procura pelo programa, bem como em relação aos assuntos ali compartilhados e partilhados. Tudo aquilo que é conversado na reunião não pode passar da porta para fora e, como não existe ética pela metade, nem mesmo dentro da nossa casa, com nossos familiares, devemos expor as pessoas e sua história.

Durante os encontros, o respeito às pessoas deve prevalecer, acolhendo-as sem julgamentos, sem críticas e sem condenações. Quem chega até nós, já vivenciou tudo isso com grande intensidade, não desejam e nem precisam de mais ataques

Nas reuniões de grupos, a formação deve ser em círculo, todos sentados em cadeiras, sem mesas ou outras barreiras à frente. O objetivo dessa formação é colocar todos os participantes no mesmo nível, e em igualdade de condições. O coordenador não é o dono, mas um membro do grupo, deve partilhar em igualdade com os demais e também assumir sua meta para a semana.

As pessoas devem ser respeitadas como chegam, independente de sua religião, do seu nível social, da sua orientação sexual ou da sua condição financeira, sem bajular aqueles que possuem melhores condições e sem menosprezar os menos favorecidos. A dignidade da pessoa humana não está relacionada ao ter, mas ao ser e todos somos diferentes, mas humanos.

Toda correção, quando necessária, deve ser fraterna, com respeito e educação e, preferencialmente, sem expor a pessoa diante de um grupo.

Também devemos ter o devido cuidado para não sermos inconvenientes, cortando as falas das pessoas, desviando a nossa atenção, iniciando conversas paralelas. Enquanto um fala, os outros ouvem, com muita atenção e interesse. Devemos também adotar o devido cuidado para não exagerarmos nos retornos das partilhas, fazendo deles quase uma nova palestra. Não deixa de ser uma forma de desrespeito tentar mostrar ao outro, o tempo todo, o quanto sabemos.

Quem procura pelo programa possui grande chance de permanecer se sentir-se pertencente e respeitado pelos membros do grupo, portanto, devemos fazer desse primeiro princípio ético, uma missão.

Texto de Celso Garrefa

Sertãozinho SP