fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Amor Exigente
  • Partilhar no Grupo Familiar situações incompatíveis com sua proposta de vida

Partilhar no Grupo Familiar situações incompatíveis com sua proposta de vida

Image
Foto: Pixabay

A palavra grega Ethos foi o embrião do que hoje denominamos Ética. Seu conceito inicial se referia à morada, residência, onde se habitava e se abrigavam tanto os animais quanto seus “donos”…Provavelmente onde nasceram os primeiros “princípios” da convivência humana em comunidades, em diferentes povos e grupos, há mais de dois mil e quinhentos anos. Esses “princípios” de convivência evoluíram, avançaram, se adaptaram, se reconstruíram, de acordo com cada grupo humano, com cada natureza geográfica, cada idioma, regras, leis, culturas e etc.

Pesquisadores, historiadores e estudiosos de filosofia nos oferecem muita literatura e informação sobre a história de nossa humanidade no que se refere à Ética e como ela se associa à Moral. Filósofos desde Platão, Aristóteles, São Tomás de Aquino, Spinoza, Kant, Hegel até os mais atuais podem nos instruir sobre Ética e Moral.

Por que trazer essa brevíssima origem sobre Ética? Porque há tempos que ela abrange nossa conduta, como nos respeitamos, como abordamos, como dialogamos, como nos calamos quando não podemos dialogar. E, principal[1]mente, porque nós, voluntários, participantes do Amor-Exigente temos claro o que são os Princípios Éticos e acreditamos que se porventura houver algo a melhorar ou corrigir na nossa atitude sobre algum deles, assim o faremos. Porque faz parte de nosso comportamento ético o respeito, o saber ouvir, saber responder, saber calar e sempre com dignidade.

Praticar cada princípio ético também exige esforço. Hoje nossa humanidade vive uma etapa difícil, muito difícil e depende de cada um de nós que mude. E, justamente, este mês o 9º Princípio Ético nos propõe que nos unamos numa caminhada de humanidade e de ajuda mútua.

Texto: Tama Umpierrez, Voluntária do AE, Campinas/SP