fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Amor Exigente
  • Nossos recursos são limitados: Este é o princípio que nos protege e nos mostra novas possibilidades

Nossos recursos são limitados: Este é o princípio que nos protege e nos mostra novas possibilidades

dia dos pais

Nossos recursos são limitados, mas este limite não é uma linha instransponível, pode ser superado, e assim nos trazer certas alegrias e também dificuldades. É simples entender isso com os nossos recursos físicos, pois quando queremos fazer uma corrida sem nos ter preparado vamos ter problemas musculares, dores generalizadas. Os recursos financeiros também são assim. Quando gastamos mais do que podemos, pagando despesas que nem sempre foram necessárias ou não são nossas, vamos ter sérios problemas com os prejuízos causados por gastar demais.

Quanto aos nossos recursos emocionais, que também tem limites, quando estão esgotados, nos provocam estresse, irritação, e não temos a obrigação de aceitar isso passivamente, pois se isso acontece vamos prejudicar a nossa saúde, e a nossa qualidade de vida. Esse recurso emocional quando esgotado nos traz sérios riscos como depressão, ansiedade, hipertensão, diabetes, insônia entre outas doenças. Observamos que esse recurso está intimamente ligado com as nossas manias de querer assumir tudo que podemos sem necessidade, como arrumar tudo dentro de casa ou no trabalho sozinhos, geralmente para aliviar a carga de alguém.

E quando perdemos a noção de nossos recursos espirituais? Ficarmos afastados de nosso convívio com a igreja de cada um dá-nos a sensação de abandono. Temos que praticar a nossa espiritualidade e religiosidade. Isso é fundamental para aumentarmos os nossos recursos. Cumprir a nossas metas semanais dentro do programa do AE, também nos ajuda muito a fazer a expansão destes elementos.

Quando trabalhamos nossas próprias dificuldades, também aprendemos a sermos mais tolerantes com o nosso próximo, aprendemos que o recurso do outro também tem limites. E estes não são iguais aos meus. Aprendemos que não posso exigir que meus pais sejam perfeitos, nem professores, nem amigos, todos têm seus limites.

Aprendemos na nossa perseverança no AE que há duas formas de aumentar os meus recursos e limites, a primeira é de trabalhar aos poucos, fazendo pequenas metas de mudança de vida e comportamentos, controlando os recursos financeiros fazendo mais economia e adquirindo o que é realmente necessário, cuidando mais da minha saúde e qualidade de vida. A segunda passar a trabalhar em equipe, pois sozinho fica mais difícil realizar determinadas tarefas que em equipe ficam mais fáceis. Aí vamos expandir os recursos físicos e emocionais. Pois em equipe que tem as mesmas necessidades que eu tudo facilita: qualidade de vida, felicidade e ação social 

E finalmente lembrar que os resultados serão melhores se agirmos com sinceridade, franqueza e autenticidade, movidos por amor. Manipulações, arrogância, mentiras e falsidade só servem para nos manter amarrados as antigas limitações e precisam ser trabalhados se realmente queremos melhorar

Texto: José Tito – Regional Divinópolis