fbpx
Pular para o conteúdo

Crise é uma oportunidade de mudança

De modo geral, quando falamos em crise, logo pensamos em algo que perturba, que causa dores e sofrimentos, motivos esses que fazem com que as pessoas empenham esforços para empreender fuga, pois ninguém gosta de algo que incomoda, entretanto, o programa Amor-Exigente visualiza na crise não só a dor e o sofrimento, mas também enxerga a possibilidade da mudança e do crescimento.

Os chineses utilizam um ideograma para a palavra crise cujo significo, ao mesmo tempo, nos remete a ideia do perigo e também da oportunidade, porém, às vezes as crises são tão intensas, que só conseguimos visualizar os riscos e não enxergamos as possibilidades de uma mudança positiva.

Diante de uma crise ou conflito podemos fazer as nossas escolhas. A primeira opção é nos aborrecer, nos chatear e apenas lamentar. Optar por essa escolha é optar pela estagnação, pela aceitação da nossa condição, pela acomodação ao sofrimento e à dor. Outra opção é a tentativa de nos livrar da situação instalada, através de fugas, entretanto, fugir da crise ou conflito não é suficiente para solucioná-lo e como resultado, podemos ser surpreendidos por um agravamento na situação enfrentada. Por fim, podemos fazer a escolha por enfrentá-la, levantar a cabeça, sair do isolamento e buscar soluções para encontrar caminhos. Escolher enfrentar a crise ou conflito, mexe conosco, pois nos tira de nossa zona de conforto, exige coragem, ações e atitudes e são exatamente esses ingredientes que nos permitem crescer, melhorar, evoluir e aprender.

Enfrentar sozinhos uma grande crise é tarefa difícil e não precisamos enfrentá-la só. Podemos buscar auxílio, apoio e orientação e nessa busca vamos encontrar pessoas que viveram crises semelhantes às nossas e as superaram, servindo-nos de estímulo e exemplo, mostrando-nos que não estamos sozinhos, que outras pessoas passaram ou passam por problemas semelhantes aos nossos e isso nos dá força para enfrentarmos nossos desafios. Dor dividida significa dor diminuída.

Durante os momentos de crises experimentamos sintomas os mais variados possíveis, como medo, vergonha, culpa, desânimo, depressão, desespero, desesperança e descrença, mas não podemos perder a fé. As crises devem servir para nos aproximarmos ainda mais de Deus, com a certeza absoluta que são nos momentos mais difíceis de nossas vidas que sentimos com maior intensidade a manifestação divina.

O programa Amor-Exigente sugere que no enfrentamento das crises, primeiramente precisamos definir qual é o nosso alvo e focarmos nele, sem nos prendermos em causas fora do problema para justificá-lo, em seguida fixar as prioridades, ou seja, aquilo que carece de maior urgência, pois não é possível fazer tudo de uma só vez e ao mesmo tempo; depois, precisamos formular um plano de ação, estabelecendo o que pretendemos fazer, analisando criteriosamente os prós e contras, levantar os objetivos e estabelecer metas e finalmente executá-lo, pois sem ação não há mudança.

Nossa vida é repleta de desafios e problemas a serem superados. Isso não é nenhum problema. O grande problema é enfrentarmos uma grande crise sem que dela nada tiramos proveito, nada aprendemos, nada melhoramos e ainda nos afastamos da presença de Deus. Isso significa sofrimento gratuito e desperdício da oportunidade de engrandecer nossa vida, como sabiamente citou, certa vez, Charles Haddon Spurgeon: “Muitas pessoas devem a grandeza de suas vidas aos problemas e obstáculos que tiveram de vencer”.

Texto de Celso Garrefa