Publicidade

Blog Amor Exigente

Cooperação é uma atitude que faz a diferença

Postado em 17/10/2020 8:00

COOPERAÇÃO é o valor que explode em cadeia, fazendo outros valores correlatos entrarem em ação. O segredo está em quais momentos eles podem ser identificados e acionados pelo nosso espírito.

No décimo mês do ano este princípio de vida nos manda agir e ser ativos no apoio, na ajuda ao outro. Vimos no mês 9 o grupo de apoio, e desde o 1º princípio, uma proposta se amarra na outra e uma verdadeira corrente nos torna fortes e seguros, mantendo-nos unidos, coerentes e em marcha.

“A essência da família e da escola repousa na “cooperação”, não só na convivência.  Cooperação é a união de pessoas em volta de um trabalho para o bem de todos”.

“É preciso viver a cooperação se queremos ensinar cooperação”.

No 1º parágrafo deste enunciado fica bem claro que não adianta conviver, estar sempre junto se não forem estabelecidos vínculos de apoio, de serviço, de troca… As duas partes devem dar e receber apoio e ao mesmo tempo questionar como estabelecer tais vínculos, se nós mesmo não nos prepararmos para ensinar esse modelo?

Precisamos estar conscientes de que os vínculos criados de fato se estabelecem quando cooperarmos um com o outro.

Quando vivemos o apoio do grupo, sentimos que somos uma família. E para nós o Amor Exigente, realmente, é nossa grande família porque sabemos que contamos uns com os outros.

O A.E. acredita que o trabalho é o instrumento de união e de valorização de cada membro da família ou da comunidade. Os pais devem despertar nos filhos a responsabilidade por cada pessoa de seu grupo social ou familiar.

Os filhos devem ter encargos em sua casa. Os filhos só terão direito de reivindicar alguma coisa, quando, com uma postura madura e séria, tornam-se membros cooperadores e organizadores do grupo familiar.

Os filhos precisam ajudar, compreender e respeitar os pais, ainda mais porque muitas vezes eles tiveram mais oportunidades, tendo mais condições de amparar e cooperar.

Texto: José Tito – Coordenador Regional Divinópolis

Publicidade
Veja também
Publicidade

Noticias relevantes:

<
Comentários *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. comentarios
Autor do blog: Amor Exigente

E um canal destino a levar a mensagem de incentivo e reflexão proposta pelo grupo Amor Exigente.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
error: Este conteúdo é protegido!