fbpx
Pular para o conteúdo

Construindo uma proposta de vida familiar

Image

O terceiro princípio ético do Programa Amor-Exigente cita que devemos ser fiéis, honestos e verdadeiros na vivência e na transmissão da nossa proposta de vida familiar. Para trabalharmos esse princípio devemos, inicialmente, estabelecer uma proposta de vida, pois quem não a tem não possui uma direção, deixando as relações familiares sem norte.

Para tanto, é importante fazermos um inventário pessoal sincero e corajoso sobre nós mesmos. Quais são os princípios de vida que estamos dispostos a seguir? Quais os valores que pretendemos vivenciar em nosso dia-a-dia? Que condutas e atitudes assumirmos visando um comportamento equilibrado e coerente? Como nos comprometermos a ser um exemplo e modelo em nossa casa?

A proposta de vida que estamos dispostos a transmitir deve visar o bem comum, o respeito mútuo e o fortalecimento dos vínculos afetivos, que são a essência de uma família equilibrada e funcional. E como estamos falando em respeito, não dá para pensarmos uma proposta de vida familiar, sem ouvirmos os membros que a compõem. Também é importante sermos fiéis, honestos e verdadeiros em nossa proposta, transmitindo-a com clareza, e sem acomodação, trazer à tona e cobrar a correção de quaisquer problemas que não condizem com nossa proposta de vida, sem camuflar a verdade e sem empurrar para debaixo do tapete questões que precisam ser debatidas.

Não se organiza ou reorganiza uma família sem uma proposta de vida norteada por princípios éticos, morais e espirituais. Essa é uma construção continuada que exigirá, entre outros fatores, de muito equilíbrio, coerência, posicionamento firme e atitudes assertivas. Nossa missão é facilitada quando usufruímos das trocas de experiências e ensinamentos dos grupos de apoio do programa. A família que possui uma proposta de vida saudável, independente de sua composição, ainda é um refúgio que prevalece de pé, mesmo quando as maiores tempestades passam pela nossa vida.

Texto de Celso Garrefa

Sertãozinho SP