fbpx
Pular para o conteúdo

Assertividade na educação preventiva

Image

“Eu amo você, mas não aceito o que você faz de errado”. Essa frase, muito difundida nas reuniões do Programa Amor-Exigente, exemplifica perfeitamente o que é um comportamento assertivo, ou seja, uma pessoa assertiva é aquela que possui comportamentos equilibrados.

Todas as vezes que nos dirigimos a um filho utilizando a expressão “eu amo você”, externamos um comportamento que não é agressivo, não é estúpido, nem grosseiro, muito menos violento. Ao concluirmos que não aceitamos e não concordamos com aquilo que você faz de errado, assumimos uma posição de não passividade, não acomodação. Esse é um comportamento assertivo, ou seja, não é agressivo e nem passivo.

Adotar um comportamento assertivo na educação dos filhos significa agir com responsabilidade, manifestando todo amor, carinho, atenção, cuidado e proteção, elogiando sempre que existir um mérito, mas ao mesmo tempo, posicionando-nos com firmeza em relação aos comportamentos que não são adequados, adotando as atitudes necessárias para sua correção.

Uma pessoa assertiva não é acomodada, assume as responsabilidades que lhe cabe, sem transferi-las a outros. Possui personalidade necessária e firmeza para defender seus princípios. Sabe fazer uso da sua autoridade, porém sem abusar do poder. Quando falha assume seus erros e busca sua correção.

O assertivo lida com os conflitos e as crises com discernimento e sabedoria, mantendo a calma, mesmo diante do caos. Possui atitudes e atua rapidamente na busca da solução dos entraves. Possui domínio sobre si mesmo, e age segundo suas convicções, ao invés de apenas reagir.

Aqueles que se apoderam desse comportamento sabem os significados das palavras “sim” e “não”, utilizando-as sem perder seu autodomínio. Sabem dizer “não”, primeiramente para si mesmos: não, isso eu não posso; não, isso eu não aceito; não, isso eu não quero. Em relação ao outro, o assertivo sabe dizer sim, sempre que possível, mas também sabe dizer não, quando necessário e mantê-lo, mesmo diante de uma birra ou de uma insistência perturbadora.

Ser assertivo significa adotar os princípios do Programa Amor-Exigente, ou seja, eu amo você, e por isso exijo de você um comportamento correto, respeitoso e equilibrado.

Texto de Celso Garefa. Amor-Exigente , Sertãozinho