Publicidade

Blog Amor Exigente

As famílias precisam dar e receber apoio na comunidade, para que possas mudar sua atitude e a atitude de seus membros.

Postado em 04/09/2021 8:00

Como o nome do princípio já diz, o AE é o nosso grupo de apoio. Após trabalharmos a Tomada de Atitude e a Crise, buscamos suporte para lidar com essas situações justamente no grupo de apoio. Podemos quebrar o sentimento de isolamento, a vergonha e a vontade de esconder as dificuldades, já que nesse grupo as outras pessoas conseguem se expor de forma serena e tranquila. Mesmo vivendo dificuldades, conseguimos encontrar nos fatos do dia a dia a alegria de viver, e valorizamos mais o que dá certo dos que os erros.

A identificação com os outros membros, ainda que sejam tão diferentes de mim, e o respeito que o grupo demonstra, nos ajudam a manter a esperança e a buscar sempre novos caminhos, novas descobertas e a trabalhar no que temos de melhor. Como aprendemos no AE, “a disponibilidade que temos em relação ao outro, para acolhê-lo, ajudá-lo, mesmo que seja apenas oferecendo um ouvido atento e carinhoso, é uma forma de doação do que temos de melhor: nós mesmos. Estamos trabalhando nossa espiritualidade mesmo sem ter consciência disso, graças à melhora da qualidade de vida e de nossos relacionamentos com quem está próximo de nós. ”

Todas essas trocas nos mostram que pessoas diferentes não estão necessariamente “erradas”, aprendemos a respeitar e entender outros pontos de vista, e até a mudar os nossos próprios. É somando um pouquinho de cada um tem a oferecer que construímos a força do grupo de apoio. Podemos então encarar a família como um grupo de apoio, até o trabalho: é fácil perceber que uma pessoa consegue trabalhar em equipe tem um rendimento muito maior, ainda que ele não melhor em tudo. Isso ocorre porque a sinergia torna os resultados do grupo muito melhores do que os individuais; e esse incentivo nos encoraja a usar o que aprendemos no AE em todas as áreas da nossa vida.

Advertisement

Colocando nosso melhor a disposição do outro, e aceitando o que ele tem para oferecer, superamos alguns limites que trabalhamos no 3º princípio e encontramos forças para lidar com as situações mais difíceis ou para conquistar pequenas melhoras na nossa vida. Assim quando vemos que já estamos bem, podemos ficar ainda melhores.

Texto: José Tito – Regional Divinópolis de Amor-Exigente.

 

Publicidade
Veja também
Publicidade

Noticias relevantes:

<
Comentários *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. comentarios
Autor do blog: Amor Exigente

E um canal destino a levar a mensagem de incentivo e reflexão proposta pelo grupo Amor Exigente.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade