fbpx
Pular para o conteúdo

Amor Exigente trabalha o tema comportamento

Image

A dependência do álcool ou de outras drogas é um problema complexo que, além do dependente, afeta toda a família, no entanto, percebemos certa relutância de muitos familiares em participarem das reuniões de grupo. Isso ocorre por diversas razões, a começar pela preocupação em expor o problema, temendo pelo julgamento ou crítica das pessoas. Acreditam que sozinhos serão capazes de resolver a situação e demoram em procurar a ajuda do grupo. Quando procuram estão tão aflitos e desesperados que buscam uma solução mágica, uma receita pronta capaz de solucionar, em apenas um encontro, um problema de alta complexidade que se arrasta por anos.

Outras, não compreendem a importância de se trabalhar o grupo familiar do dependente. Elas julgam que o problema é dele e assim, ele que resolva. Há também aquelas disfuncionais e desestruturadas, carregadas de comportamentos inadequados. Estas vivem condenando o dependente o tempo todo, no entanto, são incapazes de olharem para si mesmas e reconhecerem os seus próprios desajustes. Quando percebem que o programa também cobrará delas uma mudança de comportamento que não estão abertas, nem dispostas a fazê-lo, preferem se afastar.

Outras famílias não têm coragem para abandonar sua zona de conforto. Acomodam-se em seu pequeno mundo, não se abrem para novos aprendizados e preferem buscar justificativas para tudo. Nada fazem para solucionar o problema e vivem a espera de um milagre. Aquelas que permanecem nos grupos são famílias que entendem a proposta do programa e compreendem que a recuperação do dependente é um desafio que envolve todo o grupo familiar, em um processo construído a cada encontro semanal.

Quando me perguntam se o Amor-Exigente é para quem tem problemas, costumo responder que não. Problemas todos nós temos. O Amor-Exigente é para pessoas perseverantes e determinadas em buscar soluções para os seus problemas, com a certeza de que quando fazemos a nossa parte, a providência divina se manifesta e então o milagre acontece.

Texto de Celso Garefa.AE Sertãozinho