Publicidade

Blog Amor Exigente

Amor Exigente trabalha em dezembro o princípio “Amor”

Postado em 22/12/2020 11:31

Amor é o último princípio do Programa de Amor-Exigente. Desnecessário, para alguns, falar do Amor, mas, importante demais para nós. Por isso a necessidade de refletir e tentar compreender:
– O que é amor? Amor é um sentimento de doação, de bondade, de desprendimento.
– Mas Amor é dar? Facilitar tudo? No AE não se pensa assim…Vamos nos aprofundar, vamos tentar perceber o verdadeiro sentido do Amor na Proposta de Amor-Exigente.
Os gregos tinham muitas palavras para expressar o amor. Entre elas: “Eros” o amor erótico, que representa o amor de um homem por uma mulher; “Fileo” o amor fraterno de irmão para irmão; “Storje” o amor familiar que é o amor dos pais para com os filhos e Ágape que é o Amor de Deus.
Em português conhecemos duas palavras: gostar e amar. Gostar vem do latim “gustare” e significa gosto, sabor ou diferentes formas de prazer e é normalmente usada no sentido de estimar, achar bom, sentir prazer. Amar significa querer muito bem, ter afeição, apreciar muitíssimo, sentir ternura, ter amor, dedicação.
Muitas vezes, as confundimos. Com isso, obtemos resultados que não esperamos, mas que são bem previsíveis! Começando por pequenas coisas, exteriores, para chegar afinal a grandes mudanças… reais mudanças de atitude.
Para exemplificar as confusões que fazemos, vejam: “Eu amo uma feijoada” e “Eu gosto dos meus filhos”. Sentiram a diferença? São duas palavras diferentes que dizem mais ou menos a mesma coisa…. Quase sinônimas não é mesmo?
Palavras tão parecidas, mas com propostas tão diferentes. Gostar tem a ver com o prazer, com o sensual. Portanto, gostar envolve a satisfação de desejos. Assim, para satisfazer nossos gostos, não fazemos renúncias, não sofremos. Pelo menos, não sofremos naquele momento.
Amar faz parte da perpetuação, do transcendental. Amar tem um sentido de perfeição, de disciplina, de cobrança e de dedicação; às vezes até mesmo de prazer, mas nunca superficial ou passageiro. O amor tem compromisso com valores maiores do que a satisfação de desejos.
Amar é ajudar o outro a crescer como ser humano, como pessoa. E ajudá-lo a perceber e a reconhecer em si mesmo tudo aquilo que ele tem de melhor. Amar é ajudar o outro a transformar em realidade o que já existe potencialmente. Amar é ajudar a outra pessoa a realizar tudo aquilo que Deus planejou para ela.
Amor correto para com a gente mesmo, para com Deus e para com nossos filhos e nossa família. Amar os filhos não é fazer tudo por eles, dar-lhes tudo o que é possível. Amá-los é essencialmente exigir que eles façam o melhor que podem para si próprios e ´para os outros, pois só assim eles se sentirão plenos. Realizados, felizes.
Cada vez que fazemos por uma pessoa o que ela mesma pode fazer, roubamos dela a possibilidade de realização. E este roubo de realização não pode ser amor… E não é isso que estamos fazendo com nossos filhos? …. Um pouquinho todos os dias?
Quando se tem um filho problemático, tudo parece ainda mais complicado e amar torna-se um grande desafio, mas é só um desafio…. Um desafio perfeitamente possível. Deseje amar…
Se, racionalmente, você o desejar, se se dispuser a amar, se disciplinar seu modo de sentir e de pensar, se não ficar esperando retribuição, alegria, realização, vai consegui-lo…E seria tão bom saber amar assim… Viver este amor é viver a própria libertação, a felicidade, a paz!
No Amor-Exigente, o amor deve vir antes da exigência… E deve ser um amor aberto, pronto para dar e receber, traduzido em gestos, em atitudes de: Paciência – Compreensão – Respeito.
No Amor-Exigente o amor:
Compreende e respeita o outro. Não tem egoísmo, nem comodismo. Exige, orienta, educa.
Texto de Jackson Fullem, coordenador do Grupo de AE do Brooklin, SP, e de Ana Fausta do Amaral Fagundes, coordenadora do Grupo de AE, Vila Brandina, Campinas.

Publicidade
Veja também
Publicidade

Noticias relevantes:

<
Comentários *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. comentarios
Autor do blog: Amor Exigente

E um canal destino a levar a mensagem de incentivo e reflexão proposta pelo grupo Amor Exigente.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
error: Este conteúdo é protegido!