fbpx
Pular para o conteúdo

Amor Exigente: Conheça o 12º princípio “Amor”

Image

12º princípio Amor:

Cada vez melhor. Sempre acreditei que nada acontece por acaso e conhecer o Amor-Exigente foi um presente divino que recebi. Semanalmente sou convidado a refletir em relação às minhas próprias atitudes. Tenho aprendido a cada encontro oportuno, que precisamos viver um dia de cada vez. Aprendi a me observar e a cada dia descubro mais e mais sobre quem sou. Tenho aprendido a enxergar minhas qualidades, defeitos, potencialidades e limitações.Nessa caminhada tenho sido desafiado a cuidar mais de mim mesmo, sabendo que só assim poderei ser um pai ou uma mãe melhor e um exemplo melhor para os meus filhos. Cuidando de mim, cuido do mundo. Descobri mais sobre minha impotência diante das atitudes do outro e tenho conhecido a força, não de uma super-herói, mas de uma pessoa, que tem limitações. Sou feliz pela oportunidade de lembrar que pai e mãe também são gente e que temos nossas limitações e necessidades. Hoje, conhecendo meus próprios limites, posso colocar limites claros em minhas relações com a minha família, com os meus amigos e com todos com quem me relaciono. O aprendizado tem sido uma grande motivação para a vida. Lembro a mim mesmo que sou aprovado por Deus como sou e sigo em frente para dar o melhor de mim mesmo sem esperar recompensa. Já me sinto recompensado por tudo o que tenho.
De toda forma, o aprendizado também não me acomoda, mas pelo contrário, eu quero cada vez mais conhecimento. Quanto mais aprendo e caminho com a família Amor-Exigente, mais vejo necessidade de movimento, em busca do equilíbrio e da sanidade. Vida em movimento é uma proposta que hoje me fascina. “Nada muda se você não mudar”, minha frase preferida dentro dos princípios de Amor-Exigente, está sempre em minha mente e me convida a girar a roda da vida, em constante aprendizado. O que antes me paralisava, pelo medo das mudanças, hoje me encanta. Hoje percebo o quanto as mudanças são necessárias. Hoje eu quero mudanças. Fico grato de pensar que nem sempre foi assim. Eu já tive muito medo de mudar. “Tirar a poeira que está embaixo do tapete” causa desconforto. Mexer em feridas mal cicatrizadas não é agradável. A recuperação causa dor, mas hoje eu acredito: vale a pena! O caminho para mudanças não é simples e digo isso porque sempre me pego lembrando minha angústia para entender como mudar. As mudanças exigem disciplina. Aprendi a treinar algumas frases e palavras libertadoras que não faziam parte do meu vocabulário. Treinei dizer não para o que eu não podia aceitar; pedir um tempo para pensar, quando não estava certo para tomar uma decisão; e a olhar para mim mesmo quando era tentado a achar que podia mudar os outros. Treinei deixar que o outro colhesse as consequências dos seus atos, assim como entendi que eu mesmo colhia as consequências de todas as minhas escolhas. À medida que caminho nos ensinamentos preciosos de AE, me torno uma pessoa melhor. Sinto-me melhor, cada vez melhor!
Se ficarmos aprisionados ao passado, perderemos toda a chance de viver. A recuperação pode provocar dor, mas se o caminho anda dolorido, vai valer a pena. A vida vai ficar melhor. Fomos gerados pela transformação celular, o sangue que corre em nossas veias é constantemente renovado, sofremos alterações a todo instante. Entendo, assim, que esse movimento me mantém vivo e as mudanças já não me amedrontam, ao contrário, são elas que me impulsionam para uma vida cada vez melhor!
Obrigado, família Amor-Exigente! “Eu não nasci assim, eu não sou sempre assim e eu não vou morrer assim”.
Baseado no texto original de Cláudia Tenório