fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Amor Exigente
  • Amor Exigente aborda no primeiro mês do ano o tema Raízes Culturais

Amor Exigente aborda no primeiro mês do ano o tema Raízes Culturais

Image

“Os problemas dos pais e dos jovens têm raízes e apoio na cultura.” Raízes Culturais não é nosso primeiro princípio à toa. Entender nossas origens é um bom começo para nosso processo de mudança. Para isso, podemos abordar as raízes culturais por três aspectos diferentes.

Em primeiro lugar, percebemos que nossos pais, amigos etc. não foram criados nas mesmas condições que nós. Se eles foram educados de outra forma, e aprenderam a ver o mundo com outros olhos, como podemos esperar que eles se comportassem e pensem da mesma forma que nós? A compreensão de que temos raízes diferentes nos ajuda a ser mais tolerantes com as diferenças e a aceitar características nossas e dos outros que não podemos mudar.

O segundo aspecto é que, mesmo tendo raízes diferentes, há certos traços que devem ser comuns a todos: respeito, ética, amor e outros valores são básicos para termos bons relacionamentos e uma vida saudável e feliz. Esses podem e devem ser “treinados” e fortalecidos, independente de nossas origens.

O terceiro ponto é que muitas de nossas características são relacionadas à cultura na qual fomos criados (é importante notar que quando falamos de características, incluímos tanto as qualidades quanto as limitações). Traços físicos, como cor dos olhos e altura, são herdados geneticamente, e não podes ser mudados. Traços de comportamento são aprendidos – são esses que podem ser revistos e aperfeiçoados.

É importante lembrar que o Amor-Exigente se baseia na ação! Não basta refletir e repensar se não pusermos tudo isso em prática. Deixar para depois não vai trazer nenhum resultado, então por que não começamos a mudar nosso comportamento agora?

No meio em que vivemos infelizmente são muito grandes os apelos ao individualismo: as ilusões de felicidade material e em esforço, a violência, o ceticismo, a insegurança, a relativização do que é ético e moral, a desobediência e o desrespeito às leis são vistos por toda a parte. Trazemos conosco aquilo que aprendemos com nossa família, com nossos amigos e com a sociedade. Assim, cabe a cada um de nós avaliarmos o que queremos e absorver de bom e o que queremos tentar mudar.