fbpx
Pular para o conteúdo

Ação na crise

Image

Diante de comportamentos inadequados de nossos filhos, devemos tomar uma atitude! E sabemos que isso pode gerar uma crise. Quando ela se instala, nós, como pais e educadores, nos sentimos apreensivos, porque o momento revela perigo, desgaste e sofrimento. Mas aprendemos, no Amor-Exigente, que, por outro lado, essa é uma oportunidade para abrirmos caminho para a solução do problema. Então, com equilíbrio e preparo, é preciso aproveitar o momento crítico para ajudar nossos filhos e educandos a realizarem as mudanças necessárias, terem comportamentos adequados e serem melhores. Para isso, o momento precisa ser bem administrado.

 O primeiro passo é definir bem o que queremos, conhecer bem o problema, analisando-o e, principalmente, buscar ajuda de outras pessoas. Numa segunda etapa, é preciso saber por onde começar, momento em que precisamos tomar cuidado com manipulações deles. Informações e apoio também são importantes. Assim, amparados e fortalecidos, planejamos a ação, focalizando o que precisa ser corrigido e valorizando os aspectos positivos. Finalmente, chegamos à ação, momento em que visualiza os a solução, e nossas crianças e jovens têm possibilidade de mudar comportamentos inadequados, responsabilizando-se pelas consequências.

Administrar bem uma crise traz possibilidade de mudança positiva. Devemos acreditar nas nossas crianças e jovens e ter esperança de que toda ação educadora é um investimento para a melhoria do ser humano.

Texto: Célia Regina C. Vasconcelos, Voluntária do Amor Exigente de São José do Rio Preto/SP