fbpx
Pular para o conteúdo

A vida, a família é tal qual uma estrada

Image
Foto: Pixabay

Exigência e disciplina, duas palavras com significados diferentes. Disciplina remete a regras, normas. É vital quando se quer harmonia familiar, não se pode deixar a família sem um rumo a seguir, sem orientação, sem delimitar o aceitável e o inaceitável. Exigência é a implementação dessas regras e requer habilidade em colocar em prática o que é necessário à satisfação de necessidades, tanto por nós como pelos outros.

Lembro-me de uma conversa com uma professora, supondo esta incrível situação: “Estamos dirigindo um carro em uma noite escura, sem lua e sem estrelas, com temporal, nada sendo visível, a estrada não tem sinalização que possa nos guiar, nenhum pontilhado, nem linha de acostamento, poste, placa ou tachão de sinalização, nada. Estamos dirigindo na escuridão, completamente desorientados, sem noção de onde estamos, do que está por vir a nossa frente, podemos estar na contramão, descendo um penhasco. Agora, imagine uma linha tracejada no meio da estrada. E, com linhas delimitando as laterais, ou tachões, postes e placas, quanto mais sinalizada tanto melhor será para dirigirmos com segurança. Enfim, assim como nas estradas quanto mais sinalização existir, também em família e sociedade, tanto melhor será. Há necessidade de ter sinalizações, normas, disciplina – com exigência.

Não basta a estrada estar sinalizada se não sigo as mesmas, se me dou o direito de fazer o que eu quero, sem respeitar meus limites nem dos outros. E, caso não queira seguir as regras, que seja responsabilizado e arque com as consequências de minhas escolhas”.  A vida, a família é tal qual uma estrada: necessita de disciplina e exigência para podermos transitar, atravessar e permanecermos nela com segurança, confiança, harmonia e bem-estar; respeitando a si, aos outros, gerando vida com sincronismo e ordem para a humanidade. E, além disso, termos sucesso na reorganização e reestruturação familiar, onde todos cumprem as regras.

Crie regras familiares claras e justas, sujeitando-as às regras universais, com ética e discernimento. Necessário: Separar as pessoas do problema (é a questão); concentrar-se em interesses (interesses = necessidade e ou do que precisa), e não em posições; inventar opções de ganhos mútuos (onde todos ganham); insistir em usar critérios objetivos (valores familiares, opinião de pessoas criteriosas, costumes ou legislação – é necessário ter conhecimento para poder estabelecer regras) e ter equilíbrio para que essas regras sejam justas e passíveis de execução.

Viva regras respeitosas para com todos. Não tenha medo, seja firme. A paz fará parte de nossas vidas quando todos implementarem disciplina e exigência com amor.

Texto – Haidi Fidler  – Coordenador da Regional Uruguaiana/RS