fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Amor Exigente
  • A essência da família repousa na cooperação, não na convivência.

A essência da família repousa na cooperação, não na convivência.

Image

O mais importante não é fazer pra pessoa, mas sim com a pessoa. Cada um deve lidar com as consequências dos seus próprios atos, serem responsáveis por eles.  Nunca devemos fazer tudo para os outros para termos um bom ambiente familiar, mas sim dividir as tarefas, porque assim sobra mais tempo para a conversa (diálogo), para o lazer, para o exercício.

Quando não se faz desta maneira gera o egoísmo e egocentrismo, onde ocorrem às cobranças, em que tem que fazer mais, o outro tem que melhorar, e sempre o outro tem que fazer mais para me agradar. Sempre o outro e nunca eu. Neste princípio aprendemos a reverter este quadro. A cooperação ao bem estar de todos (na comunidade). E necessário que tenhamos consciência de colocar alguns prazeres de lado. Porque quando construímos um ambiente familiar mais agradável mais saudável, experimentamos uma sensação de unidade e harmonia em todos os envolvidos e aumenta a riqueza material, afetiva e espiritual. APRENDEMOS QUE O INDIVIDUO ALIMENTA O COMUM QUE, POR SUA VEZ, SERVE DE ALIMENTO.

Vimos no principio anterior (Grupo de Apoio), todos os benefícios necessários para praticar a cooperação. Vimos que a essência da família é a cooperação e não a convivência.  No grupo de apoio vemos que é necessário saber dividir nossos problemas, nossas dúvidas, nossas alegrias, deixando de sugar os outros e cuidando de nossos próprios interesses.  O principal é respeitar as características de cada um TANTO NOS LIMITES, QUANTO QUALIDADES, chegamos a mais um ponto fundamental para uma vida saudável: Aceitar e amar as pessoas exatamente como elas são, e não apesar do que são.

Neste princípio ao invés de ficar criticando e cobrando alguém pelo que está fazendo de errado, todos devem encorajá-lo a fazer de outra forma e dar o melhor de si. A cooperação é também uma técnica didática par ensinar os outros sem que eles percebam e se sintam incomodados. Ao contrário ao aprender fazendo junto à pessoa tem aumentado a sua autoestima e autoconfiança, revelando novos talentos e aptidões. Viver a cooperação não é tarefa fácil apesar de simples, porque nos tira da zona de conforto e faz partir para a ação e não desaminar com os tropeços do dia-a-dia.

E MAIS IMPORTANTE NOS ENSINA A VIVER EM COMUNIDADE (FAMILIA, ESCOLA, COMUNIDADE).

Texto: José Tito – Regional AE de Divinópolis