fbpx
Pular para o conteúdo

Urgente: Lava Jato prende Michel Temer

O ex-presidente Michel Temer dentro de um carro no momento da prisão Foto: Reprodução / GloboNews

A Força-tarefa da Lava Jato no Rio de Janeiro prendeu, na manhã desta quinta-feira (21), Michel Temer, ex-presidente da República. Os agentes ainda tentam cumprir um mandado contra Moreira Franco, ex-ministro de Minas e Energia.

Os mandados foram expedidos pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio.

Desde quarta-feira (20), a Polícia Federal (PF) tentava rastrear e confirmar a localização de Temer, sem ter sucesso. Por isso, a operação prevista para as primeiras horas da manhã desta quinta-feira atrasou.

Temer foi preso em São Paulo e levado diretamente ao aeroporto de Congonhas, onde vai embarcar em um voo para o Rio de Janeiro em um avião da Polícia Federal. De acordo com o portal G1, o ex-presidente deve fazer exame de corpo de delito no IML em um local reservado e não será levado à sede da PF de São Paulo.

Temer é o segundo presidente do Brasil a ser preso — primeiro foi Luiz Inácio Lula da Silva, em abril do ano passado.

Logo após a prisão de Temer, seu ex-ministro de Minas e Energia, Moreira Franco, também foi detido no Rio de Janeiro, retornando de uma viagem a Brasília.

Informações apontam que os mandados se tratam da delação de José Antunes Sobrinho, da Engevix, que afirmou à PF que pagou R$1 milhão de reais em propina, a pedido do coronel João Baptista Lima Filho e de Moreira Franco. Tudo isso com o conhecimento de Temer.

Em declaração ao jornal Estadão, o advogado do ex-presidente, Eduardo Carnelós, afirmou que a prisão de Temer “é uma barbaridade”. O jornalista Kennedy Alencar, da CBN, tuítou que Temer atendeu a um telefonema confirmando que estava a caminho do Aeroporto de Guarulhos.

João Batista Lima Filho, conhecido como coronel Lima, amigo pessoal do ex-presidente Michel Temer desde 1980, foi preso no começo da tarde desta quinta-feira (21) em sua casa na Zona Sul da capital paulista. Temer também foi preso em São Paulo nesta manhã, quando se deslocava para seu escritório. A mulher do coronel, Maria Rita Fratezi, também foi presa.

Fonte: G1