Estudantes do CEFET Divinópolis levam ideia inovadora para feira de ciências em BH

Postado em 19/10/2016 17:17

A quarta edição da Feira de Ciências e Inovações Tecnológicas será realizada amanhã (20) e sexta-feira (21) em Belo Horizonte. Apenas três instituições da região Centro-Oeste de Minas participam da feira, sendo dois projetos desenvolvidos no CEFET em Divinópolis. Hoje nos vamos conhecer um deles, uma inovação tecnológica que surgiu da demanda de um empresário divinopolitano.

Pedro Henrique Borges e Leandro Rodrigues são alunos do curso de engenharia mecatrônica do CEFET e desenvolveram um projeto inovador que vai suprir a necessidade de um empresário divinopolitano que trabalha no segmento de confecções de brindes. O Jean Carlos Pereira, que é professor e orientador dos meninos, apoiou a ideia e ajudou na elaboração do projeto. Segundo os alunos, o empresário precisava ampliar a produção, e para isso, os alunos analisaram primeiramente como era feito o trabalho manual e foi nesse momento que eles iniciaram o desenvolvimento do projeto de automação do processo de serigrafia de canetas plásticas.

A matéria prima da máquina é o alumínio e foi desenvolvida com 1,80 m de comprimento, 1,0 m de altura e 50 cm de largura.  Ela é capaz de caligrafar uma caneta por segundo.  Antes de desenvolver o projeto, os estudantes fizeram um levantamento e uma análise de mercado.

Uma empresa em São Paulo também demonstrou interesse em adquirir a máquina. Com o projeto dando tão certo, os alunos se tornaram mais empreendedores, desenvolvendo soluções para o mercado da região e do Brasil. Pedro e Leandro apresentam o projeto em uma feira de inovações levando o nome do CEFET Divinópolis.

Veja também
Comentários *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. comentarios
Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: