Workshop em Divinópolis pode ajudar empresas na adequação a normas trabalhistas

Postado em 11/01/2017 10:08

A MSI Automação Industrial (integrador Safety Siemens) e a Siemens promovem no dia 31 de janeiro, em Divinópolis, o 1º Workshop MSI – A abrangência da NR12 e suas implicações. Um evento regional trará especialistas que vão abordar temas desde o que é a NR12, seu impacto no mercado, fiscalizações, orientações sobre o processo de implantação até as adequações das máquinas.

Nivaldo Ferreira, sócio diretor da MSI Automação explica que, “normalmente as empresas fazem o seu planejamento financeiro de curto, médio e longo prazo. Porém, muitas não levam em conta os impactos que o não cumprimento das medidas preventivas de segurança a serem adotadas em relação à instalação, operação e manutenção de máquinas e equipamentos pode causar”.

A NR12, Norma Regulamentadora nº 12 é o conjunto de padrões de segurança de máquinas e equipamentos nas linhas de produção, vigente desde dezembro de 2010 e que tem atraído a atenção de órgãos fiscalizadores para a urgência do cumprimento da mesma pelas empresas, devido ao aumento do número de acidentes de trabalho.

Em 2015 fiscais do Ministério do Trabalho autuaram 25.902 empresas, com o embargo ou interdição de 1.108 delas, entre os meses de janeiro e março, nas 26.378 fiscalizações realizadas no Brasil. Mesmo assim, o total de acidentes continua superando a casa dos 700.000, segundo os dados mais recentes.

Vale lembrar que, entre os anos 2011 e 2013 o polo calçadista de Nova Serrana conheceu e sofreu o impacto da NR12. Formado por 830 empresas, que empregam cerca de 20 mil pessoas, o parque industrial foi alvo de fiscalizações em massa. Até setembro de 2013, 1.399 notificações foram recebidas via postal, sem visita de auditores do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) que deram 60 dias para adequação do maquinário às novas exigências da NR 12.

Em entrevista para o Portal da Indústria, o Presidente do Sindinova, Pedro Gomes da Silva ele, comentou que mais de 100 máquinas foram interditadas e, para evitar a paralisia da produção nas empresas, negociações foram abertas para ampliar o prazo de adaptação. “As empresas não tinham condição de continuar trabalhando e as máquinas que a gente tinha o MTE não aceitava”, contou ele.

Com objetivo de informar e ajudar na adequação à essa Norma Regulamentadora, Engenheiros, Técnicos e Especialistas da MSI Automação Industrial e Siemens irão promover o 1º Workshop MSI – A abrangência da NR12 e suas implicações. O evento que visa reunir profissionais de diversas regiões de Minas Gerais e do Brasil, é gratuito e acontecerá no dia 31 de janeiro, no JB Palace Hotel, em Divinópolis, a partir das 8h30.

É importante ressaltar que a NR12 não é algo que visa penalizar empresas e sim trazer benefícios de segurança e diminuir riscos. Sem esquecer de que, o não cumprimento desta pode causar impactos incalculáveis que vão de multas financeiras até a morte de trabalhadores.

convite

Veja também
Comentários *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. comentarios
%d blogueiros gostam disto: