Semusa promove Novembro Azul nas unidades de saúde de Divinópolis

Postado em 14/11/2017 7:37

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) programou várias ações em torno do Novembro Azul nas unidades de saúde do município. A intenção é desenvolver atividades para os homens e estimulá-los a fazer o exame sobre o diagnóstico do câncer de próstata.

As equipes estão mobilizadas a organizarem ações voltadas também para a atenção integral a saúde do homem, não só em relação ao câncer de próstata, mas que contemplem a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento eficaz das doenças, não nos limitando apenas ao coração e a próstata. 

A intenção é cada vez mais mudar o paradigma de que no Brasil existe uma questão cultural e educacional forte, que a maior parte dos homens só procura o Sistema de Saúde quando sua capacidade de trabalho é afetada. Com objetivo de cada vez mais levar informações aos homens e sensibilizá-los para os cuidados preventivos, várias unidade de saúde prepararam ações especiais. 

O Centro de Saúde Central realizará nesta terça-feira (14/11) uma palestra na empresa FCA sobre Prevenção do Câncer de Próstata, além de vacinação e avaliação de IMC. No dia 21, a ação dos profissionais desta unidade será na empresa Alumínio Forte com uma palestra sobre Tabagismo e Álcool. 

A unidade de Saúde Nossa Senhora das Graças promoverá no dia 21/11 às 7h30 uma roda de conversa com o tema “Prevenção ao câncer no Homem” com representante da ACCCOM. Nos dias 21 a 23 de novembro, a partir das 17h30, haverá consulta médica para os homens que não podem ir em horário normal de atendimento, interessados já podem entrar em contato com o Centro de Saúde Nossa Senhora das Graças. 

Encerrando a programação especial relacionada ao Novembro Azul nesta unidade de saúde, no dia 26 de novembro, de 8 às 12h, acontecerão várias atividades especiais de saúde, dentre elas: orientações sobre prevenção ao câncer de próstata, aferição de pressão arterial, orientações sobre saúde bucal. Haverá ainda oficina da beleza com corte de cabelo, sobrancelhas, limpeza de pele, maquiagem, manicure – pedicure e as crianças poderão aproveitar a rua de recreação e lazer com atividades físicas, pula-pula e pipoca, além de música ao vivo e bingo para todos os presentes poderem se divertir.

Nos dias 28 e 29, às 8h na Policlínica Municipal haverá roda de conversa na sala de espera sobre “Prevenção ao Câncer no Homem” com profissional da ACCCOM.

 

Movimento

 

O movimento Novembro Azul surgiu na Austrália, em 2003, durante o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, em 17 de novembro. No Brasil, o movimento foi idealizado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, sendo que a campanha teve início em 2012 e, desde então, tem levado informação e conscientização aos quatro cantos do país.

Por ano, são feitos no Brasil mais de 70 mil diagnósticos de câncer de próstata. Para conscientizar homens sobre a importância da prevenção e diagnóstico desse tipo de câncer, órgãos de saúde em todo o mundo iniciam neste mês essa campanha.

O diagnóstico precoce é essencial para cura. Homens devem procurar o urologista a partir dos 50 anos. Pessoas da raça negra e quem tem familiares de primeiro grau que tiveram a doença devem procurar um urologista para avaliar a necessidade de iniciar seus exames a partir dos 45 anos (Sociedade Brasileira de Urologia).

.

Ilustrativa

 

 

 

 

 

Veja também
Comentários *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. comentarios
Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: