Passando mal, pessoas saem da UPA chorando ao ter atendimento negado

Postado em 14/11/2017 9:28

Paciente desesperada chora ao ter atendimento negado

 

Conforme anunciado em nota expedida na noite de segunda-feira (13), o corpo clínico da UPA Padre Roberto, em Divinópolis, está atendendo apenas os casos de urgência e emergência que chegam até a unidade.  Eles paralisaram parcialmente o serviço prestado à população em razão de atraso no pagamento dos profissionais que estão há meses sem receber.

A Reportagem do Sistema MPA esteve hoje pela manhã no local e flagrou pacientes tendo atendimento negado e deixando o local passando mal, sendo orientados a procurar postos de saúde. Uma das pessoas que procurou a UPA por não estar passando bem, deixou o local chorando.  Segundo o que foi constatado pela reportagem, apenas aqueles que chegam levados pelo SAMU ou pelo Corpo de Bombeiros estariam recebendo atendimento.

Confira informações da repórter Nayara Lopes que falou direto do local:

 

De acordo com a nota expedida pelos profissionais. Apenas receberão atendimento os casos classificados como laranja ou vermelho pelo protocolo de Manchester. Ou seja, casos em que há risco de morte ou evolução do quadro para risco de morte.  Não estão sendo atendidos por exemplo casos como  pico hipertensivo, convulsão nas últimas 24 horas, desmaios, febre, vômito, dor moderada, viroses e outros.

A UPA de Divinópolis é administrada pela Santa Casa de Formiga que não estaria mantendo salários em dia sob a alegação de que a Prefeitura não está repassando os recursos necessários. Prefeitura por sua vez culpa o estado por estar há 14 meses sem repassar o montante que lhe cabe no custeio da unidade.  

Vereadores estranham a situação ter chegado ao ponto que chegou já que recentemente uma suplementação orçamentária foi aprovada pela Câmara, com parte dos recursos de 25 milhões de reais, destinados a manutenção da UPA.

Até o presente momento a Prefeitura de Divinópolis nãos se posicionou sobre o assunto.

Mesmo com vereadores tendo aprovado 25 milhões de créditos adicionais na saúde UPA pode parar atendimentos.

Veja também
Comentários *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. comentarios
Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: