Caixa emite nota sobre susposta fraude em sorteio da Mega-Sena

Postado em 02/01/2013 8:48

Vez ou outra surge notícia sobre fraude em sorteios da Mega-Sena.  Os apostadores suspeitam do excesso de vencedores de lugares distantes e que sempre ganham sozinhos.  A mais recente denuncia surgiu há cerca de 15 dias s quando Goiânia, o que acabou se confirmando na noite do dia 31 de dezembro. A Caixa, diante desta situação tem emitido uma nota de esclarecimento padrão onde informa como é feito o sorteio da Mega Sena e quais as medidas que são adotadas para se evitar fraudes.

Confira a nota:

Sobre o assunto, a área de loterias da CAIXA vem esclarecer:
 
– As bolas utilizadas nos sorteios são numeradas e coloridas para facilitar a identificação. Todas elas possuem o mesmo peso e diâmetro. São de borracha maciça e são pesadas periodicamente. Tanto as bolas quanto o equipamento utilizado para os sorteios são fabricados por uma empresa francesa de notória especialização internacional em equipamentos para sorteio de loterias, a RYO CATTEAU.
 
– Para atribuir transparência e lisura ao processo, a CAIXA realiza os sorteios de todas as loterias federais em lugares abertos, com a presença e participação de pessoas e órgãos de imprensa pertencentes à comunidade local.
 
– Os sorteios são realizados no Caminhão da Sorte, unidade móvel que percorre todo o Brasil. Desde 1998, o Caminhão já visitou 294 municípios. É por meio desse veículo que a CAIXA democratiza o sorteio fazendo com que a população, tanto de grandes capitais como de cidades de interior, possa acompanhar de perto todo o processo.
 
– O evento dos sorteios conta com a participação do público local. O sorteio das bolas é acompanhado e validado formalmente por empregados da CAIXA e por outras duas pessoas do público que atuam como auditores populares. Os números sorteados, bem como a identificação dos auditores populares, são registrados em ata.
 
– Os globos são eletro-mecânicos e permanecem girando em velocidade constante até que alguém do público presente acione o controle remoto para ejeção da bola.
 
– Não existe nenhum inquérito na Polícia Federal que envolva qualquer denúncia ou desvio na gestão das Loterias da CAIXA e/ou na prática dos sorteios.
 
– Também inexistem matérias exibidas pelas emissoras de televisão Rede Globo e Band com referência ao tema. Tais assertivas podem ser facilmente confirmadas com uma simples consulta a esses órgãos de imprensa.
 
– A CAIXA criou uma página para que a sociedade também acompanhe onde acontecem os sorteios das Loterias Federais. Basta acessar o endereço www.caixa.gov.br e clicar em CAMINHÃO DA SORTE embaixo de LOTERIAS.
 
 
– Considerando que o maior patrimônio das Loterias CAIXA – que é a credibilidade, não pode ser atacado com tamanha leviandade, mesmo em se tratando de brincadeira de mau gosto, a CAIXA está buscando o rastreamento da origem e da retransmissão das mensagens registradas e identificadas na Internet, visando à adoção das providências cabíveis à espécie.
 
.

Leia tambem: 

Nova Rede Social conta vida de usuários através de fotos e vira febre na internet

 

http://www.sistemampa.com.br/destaques/nova-rede-social-conta-vida-de-usuarios-atraves-de-fotos-e-vira-febre-na-internet/

Veja também
Comentários *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. comentarios
%d blogueiros gostam disto: